Calendário para a minha mãe

5 set

Era o Natal de 2014, quando resolvi fazer um presente um pouco diferente para a minha mãe. Surgiu a ideia de um calendário, com 31 frases, uma para cada dia. Queria ter feito 365, mas, para tal, precisaria de mais tempo. Hoje, reproduzo as frases aqui.

  1. Primeiro dia do ano? Ou simplesmente o primeiro dia do mês? Dia de planos, de começar, de recomeçar. Simbolicamente, pensamos que seja o dia de partir, de repartir. Mas o nosso primeiro dia, na real, deveria ser o dia do nosso aniversário! Porque é nele que a nossa vida começou, é nele que o nosso “novo ano” se inicia! Independente de tudo isto, o que podemos trazer de “lição” para o dia de hoje? Simplesmente que cada dia, todos os dias, pode ser o “nosso” primeiro dia! O dia de tentar, arriscar, mudar, recomeçar. O dia de ser feliz!
  2. E o pensamento do dia é: E a minha vida, como a estou administrando? Com amor, fé, paciência, bondade e dedicação na medida justa?
  3. Se sou santa ou se sou bruxa, diferença não faz não. Se acredito na magia, é na magia da oração. No poder dos bons pensamentos e naquela sensação, que só sente, de verdade, quem escuta o coração!
  4. Na nossa vida terrena, temos muito a aprender e um dos nossos objetivos, é sim enriquecer! Mas a riqueza a que me refiro, é a riqueza espirtitual, o amor de mãe, de filho, as amizades sem igual!
  5. O respeito pela vida, sua, do outro, da natureza e dos animais. Principio fundamental, mas não sejamos radicais! Com carinho e amor devemos tratar, as plantas, a água, os bichos e o ar. Mas extremismos que fogem da razão, jamais devem envenenar o nosso coração!
  6. Em janeiro, é Dia dos Reis, aqueles Magos. Que cada um de nós possa ser rei, que cada um de nós possa ser um mago. Reis da bondade, da determinação. Magos da verdade, da iluminação.
  7. Jamais perca a fé, mesmo que tudo pareça perdido. Porque mais adiante, na caminhada da vida, tudo terá um sentido.
  8. Desafio do dia: cumprimente com um sorriso a primeira pessoa com quem cruzares na rua. Observe a sua reação. E aì, qual foi a “tua” sensação?
  9. Todos os dias, ao acordar, agradeça. Pela vida, por quem te cerca, pelos desafios que, a cada dia, batem na porta da tua existência. Foram escolhas tuas, e és o principal responsável pelas consequências de tuas ações.
  10. Dizem que devemos seguir a nossa estrada, sem olhar para trás. Bem, não sei se concordo. Acho que de vez em quando uma olhadinha pra trás só pode nos fazer bem. Desde que, obviamente, esta “espiada” nos ajude a ir em frente, sirva de impulso para enfrentar o que está por vir. A questão não é o olhar ou não, o problema é ficar empacado no meio do caminho!
  11. Fazer o bem, sem olhar a quem. A pergunta do dia é: e o bem que fazes a ti mesmo? Com que frequência o praticas? Sim, é bom, é nobre, é divino ajudar, pensar, amar o outro. Mas precisamos, também, amar, respeitar, ajudar a nós mesmos. Porque precisamos estar bem, para poder fazer o bem. Porque o bem se reflete nas atitudes, mas também na energia que transmitimos àqueles que nos cercam.

12.E por falar em bondade, onde anda você? Que na vida corrida, muitas vezes, a gente não ve? Estás escondida, numa troca de olhar, num sorriso sincero, que procura por paz??

  1. Aquela história do copo meio cheio ou meio vazio já deu o que tinha que dar… Quero é que a água do copo, aquela que ali resta, seja usada para regar. Regar a esperança, o amor, a determinação… que ela alimente as plantas da dedicação, que apague o fogo da discórdia, que refresque a alma e o coração.
  2. Lembre do ontem, e carregue consigo as lembranças; pense no amanhã, e construa sua vida respeitando seus sonhos e ideais; e viva o dia de hoje, lembrando que, na verdade, ele é o que realmente possuis…E que é nele que a vida acontece!
  3. Tudo tem um motivo, embora às vezes seja complicado demais entender…. Mas a vida não é explicar, não é entender… a vida, acima de tudo, é permitir-se viver! O entendimento, um dia vem. Paciência, fé, compreensão… porque se existe amor, o sofrimento vira uma grande lição!
  4. O amor deve ser vivenciado, vivificado e fortalecido a cada dia, com palavras, mas mais ainda, com gestos, com atitudes, com exemplos!
  5. Um banho de sal grosso, um incenso, uma oração. Respirar fundo, traçar um cìrculo com a imaginação. Envolver-se em uma redoma de luz, deixar-se contaminar pelo inebriante perfume de flores, de ervas, que parece invadir, de repente, o ambiente. Tudo isto é proteção. Basta acreditar. Estás carente de fé? Tem problema não! Nosso Pai Maior bem sabe o que carregas no coração!
  6. Nem sempre conseguimos, em um primeiro momento, entender o que colhemos, porque muitas vezes, a nossa plantação, teve inìcio em outra encarnação. E talvez, antes de uma colheita espetacular, ainda tenhamos algumas ervas daninhas para desbastar! O trabalho de jardinagem vai feito com paciência, amor e dedicação. E a vida é assim também. As podas têm hora certa para acontecer. Pois se é muito cedo, impedimos a planta de florescer, mas se é tarde, o risco é de deixar apodrecer.
  7. A felicidade é aqui? A felicidade é lá? A felicidade é onde você está! Basta se permitir, basta acreditar! Não ter medo de sorrir, não ter medo de sonhar, ter coragem de agir, ter coragem de mudar!
  8. Todo dia, ao acordar, pense em uma (apenas uma) coisa que te faz feliz, e leve contigo este pensamento por toda a jornada. Se puderes anotar, melhor. Pode ser uma frase, uma palavra, um objeto, uma atitude. O importante é que seja apenas UMA! Proceda assim todas as manhãs, e logo irás descobrir, que, em um ano, tens pelo menos 365 motivos para ser feliz!
  9. E a vida segue em ciclos, assim como as estações. Que como as primaveras, possamos sempre renascer, fortalecendo a cada dia, a alegria de viver! Que sejamos vibrantes como os mais lindos dos verões e nossos sorrisos contagiantes invadam os corações! Que como os outonos, possamos dar à vida mais sabor, dando ao mundo que nos cerca, frutos de um verdadeiro amor! E quando o inverno chegar, que sintamos o aconchego e, envoltos no calor do amor, do chá quente e do cobertor, possamos adormecer para as energias renovar, pois quando menos a gente espera, o sol voltará a brilhar!
  10. Tenha, neste momento, um bom pensamento. E se deixe envolver, se deixe contaminar. Verás que o teu dia, independente do que te desafia, terá mais alegria!
  11. Uma vida não tem sentido, sem um desafio a ser vencido. Tudo acontece por uma razão, e cada um de nós tem, na Terra, uma missão. Nem sempre sabemos bem o que queremos, mas se seguirmos mais a nossa intuição, mais cedo ou mais tarde,seremos presenteados com o dom da compreensão!
  12. Que nunca te falte a capacidade de sonhar, de se divertir com coisas simples, de rir de coisas idiotas, de sorrir sem medo, de chorar quando tiver a fim… Que jamais te rendas àquela “parte chata” do chamado “mundo adulto”, que te torna sem graça, sem vida, te torna extremamente “robótico”.
  13. Bom dia! Não importa se hoje é segunda, terça, quarta ou quinta. Se é feriado, se é domingo, ou se é um dia de trabalho. Não interessa se é data importante, se estás cheio de coisas pra fazer, de problemas a resolver, de coisas para pensar. Independentemente de tudo isto, bom dia!! Porque para que um dia seja bom, o primeiro passo é assim o desejar! Então: bom dia! E que possas fazer deste dia um dia bom!
  14. Existem tantas realidades quanto a minha mente é capaz de criar. E quem me garante que “este” mundo é o Mundo Real? Que provas eu tenho de que aquele mundo dos sonhos, pelo qual navego todas as noites (e às vezes durante o dia também) é apenas fruto da imaginação? E quem foi que disse que o que a gente imagina nao existe? Se a gente pode imaginar, é porque pode existir! O mundo em que vivemos “agora” é real “agora”. Mas, e amanhã? E depois? E quando irmos para “outras dimesões? O que será o “real”? Penso, logo existo? Ou existo, então penso? Bem, eu diria: acredito, logo “existem”!
  15. O modo como enfrentamos a vida revela muito de nós mesmos. Se a cada anoitecer pudéssemos parar alguns instantes para refletir sobre a jornada e tirar algo de positivo do dia que passou, certamente dormiremos mais tranquilos e com um sorriso no rosto!
  16. Ei, você! Sim, você mesmo, que acaba de acordar e, na correria, nem lembrou de, diante do espelho sorrir para si mesmo! Faça isto agora! Olhe-se! Admire-se! Tenha orgulho de ser quem você é, e saia de casa de cabeça erguida, olhar confiante e coração tranquilo!
  17. Acredito no destino, assim como acredito no livre-arbítrio. Acredito que nada acontece por acaso, mas que tenho, sim, liberdade de escolha. Talvez não a liberdade de fazer acontecer apenas o que desejo “exatamente” como o desejo, mas a liberdade de escolher como enfrentar cada desafio, que “leitura” fazer de cada problema, de cada obstáculo, de cada dia ruim. E eu escolho ver o lado bom até das coisas ruins. Eu acredito, sim, que tudo tem um lado bom e é este o que eu elejo para mim.
  18. Que jamais percas a capacidade de ver a felicidade nas coisas simples. Que o canto dos pássaros, o barulho do mar, o cheiro da grama molhada de chuva ou da terra recém cultivada tenham sempre o poder de arrancar um sorriso dos teus lábios, assim como os “cheiros de infância” (brigadeiro, pipoca, bolo de chocolate, cheiro da casa da avó, etc) te tragam lembranças que te façam rir e sorrir assim, do nada, sem medo de parecer louco!
  19. O final de um ciclo é o começo de outro. Para que tudo flua, para que o tempo mude, para que tudo melhore, para que a gente evolua e para que possamos descobrir o sentido até nas coisas mais absurdas, são necessárias pausas, pontos, mudanças de direção. Caminhos novos, ou simplesmente a retomada de velhas estradas, vistas porém em uma maneira nova. Como um novo texto escrito, que para ter (e ser) sentido, necessita de uma correta pontuação. E o lugar onde colocaremos a vírgula, determinarà o x da questão!

DSCN2883

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: