Dia da Mulher! Giorno della donna!

10 mar
Dia 8 de março, participei de um evento no IEO, Instutito Europeu de Oncologia, alusivo ao Dia da Mulher. Conheci o famoso dr. Veronesi! Um velhinho super simpàtico que, dentre todos os premios recebidos, contou que se orgulha muito de um especial: O titulo de "Mulher Honorària"… por tudo que fez pelas mulheres no seu trabalho. Desde 1969, fala sobre a questao da qualidade de vida. Em seus estudos sobre o ca de mama, buscou sempre um tratamento que fosse o menos tòxico possivel, mas o mais eficiente. Enquanto o objetivo em geral era dar o màximo de medicaçao para um màximo de eficiencia, ele buscava o minimo de medicaçao, mas com o màximo de eficiencia. O titolo di evento era: "L’immagine ritrovata: la centralità della qualità di vita nella paziente oncologica". Dividido em 2 momentos:  La qualità di vita in Oncologia, onde falaram sobre ca de ovàrio e de mama, a influencia da escolha terapeutica na qualidade de vida, os novos fòrmacos, a papel do cirurgiao, a preservaçao da fertilidade, a reabilitaçao, reconstruçao, eas terapias de suporte pra melhorar a qualidade de vida, como os antieméticos, a terapia da dor, e opçoes para a neurotixicidade e cardiotoxidade das qts. (trabalho em conjunto com neuro, oncòlogo, cardiologista…).
Hora do almoço: tri bom!!! E, na volta, a segunda parte do evento: L’anima ed il corpo. Aqui, assuntos como o ser mulher no centro da doença: o papel do psico-oncòlogo, a espiritualidade, a imagem corpòrea no percurso da doença, a relaçao do casl, o estado nutricional, a lei italiana na tutela do paciente oncològico, aliança contra o tumor de ovàrio, tipo uma associaçao (ASLO).
Ah… sabe que, apesar de ser "fora de mao", é fàcil de chegar no IEO? Ainda bem que existem os meios de transporte! Na ida, levei cerca de 1h pra chegar là. Pra voltar, quase 1h30min. Tenho que pegar 2 onibus e 1 bonde. Por que é tranquilo? Bem, porque o primeiro onibus (54) pego a 100m de casa. Como é ainda o inicio do percurso, geralmente consigo sentar. E vou até o final da linha! Là,caminho uns 100m e pego o bonde (24). No final da linha, ou seja, certamente vou sentada! E desço sabe onde? Exatamente no final do percurso! Na ultima parada!! Ali, caminho uns 50 m, mais ou menos, e pego outro onibus (222), com o qual faço apenas 1 parada. (Sò uma, mas é longe, e na estrada, onde uma boa parte do percurso nao tem calçamento). Ele me deixa praticamente na frente do IEO!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: